terça-feira, 29 de novembro de 2011

Namorar de mãos dadas ao “ficar”

Por Janaina Campos e Thatiane Dias



Uma passagem pelo romance à moda antiga até os dias atuais

Com o passar dos anos muitas coisas se modificaram: lugares, objetos, pessoas, comportamentos. As coisas hoje são diferentes de como eram na época dos seus pais, e possivelmente serão diferentes na época dos seus filhos. Foi assim que aconteceu com o flerte, a conquista. Cerca de 30, 40 anos atrás a forma de namorar era bem diferente do que é hoje. Namoro era coisa séria, precisava de permissão, tinha horário e para dar um beijo na boca um longo caminho precisava ser percorrido. “Quando estava interessada em um menino não podia deixar transparecer, a gente demonstrava interesse bem discretamente, o garoto que deveria tomar a atitude. Meu primeiro namorado foi com 14 anos, ele pediu para um amigo em comum ir à minha casa perguntar se eu aceitava namorar. Depois que eu aceitei, namorávamos no banco da praça, cada um de lado. A gente ficava só se olhando envergonhados e de vez em quando dávamos as mãos. Só dei um estalinho nele depois de um mês de ‘namorico’. Às vezes ele passava de bicicleta pela janela da minha casa. Era assim que namorávamos”, conta a funcionária pública, Aymeé Noronha, 56 anos.

Os casais não se conheciam em boates, bares ou na internet como hoje. Os romances começavam na escola, nos bailes, nas festas de amigos ou o namorado era “indicado” pelos pais. Os namoros normalmente eram na casa da menina, com alguém vigiando a conversa dos dois sentados no sofá. Se o casal fosse sair para um cinema, a hora de voltar era marcada, e muitas vezes um acompanhante estava junto. “Quando eu era jovem os programas eram missa... missa... missa... depois uma passeada pela praça, mais pra frente uma matinê, um cinema e depois de uns seis meses pegávamos na mão, dávamos um beijinho. Quando o namoro virava oficial, nunca se ficava sozinho com namorado, sempre tinha alguém junto e quando saia oito horas tinha que estar de volta. Algumas vezes rolava o namoro escondido, dizíamos aos pais que íamos à casa de uma amiga, estudar e etc. Tinha muito namorico em baile, a moça de família não podia negar a primeira dança, então rolava cada situação. Às vezes a gente não ia com a cara do rapaz e mesmo assim tinha que dançar pelo menos uma música”, contou Rosete Comelli, 52 anos.

Hoje em dia antes de namorar, existe o “ficar”, isso é, sair com várias pessoas, sem compromisso, trocar beijos sem nem conhecer e, em muitos casos, só por uma noite. As mulheres não esperam mais a atitude dos homens, os pais já não precisam mais autorizar o namoro, que normalmente não acontece no sofá da sala. “Quando estou interessada em um cara eu espero para ver se o interesse é recíproco, caso seja, eu invisto pesado, afinal de contas, temos que mostrar interesse também. Eu tive cinco namorados e vários ficantes, já perdi a conta. Dos cinco namoros que tive apenas um foi sério, ou seja, somente este último conheceu meus pais”, afirmou a estudante Eliza Neves, 27 anos.

A tecnologia também influenciou as mudanças no âmbito da conquista. Com as redes sociais e bate-papos online o passeio, o telefone e os recados pelos amigos ficaram em desuso. “Quando estou interessado em uma menina a adiciono no MSN, no Facebook e começo a conversar, até que a chamo para uma ‘night’. Se ela aceitar, já é garantido que vamos ficar. Hoje eu namoro, não tive que pedir autorização aos pais dela, mas me dou bem com eles, porém não rola essas coisas de namorar de mãos dadas no sofá da sala, a gente dorme junto e não temos problemas em nos beijar na frente dos pais dela”, contou o estudante Charles Firmino, 21 anos. 

Há quem diga que a modernidade acabou com o romantismo, com o charme da conquista e a graça do namoro. Outros acham que agora os jovens aproveitam mais a vida, conhecem mais pessoas e escolhem com mais certeza. A verdade é que as mudanças sempre trazem coisas boas e ruins. Antes os namoros eram de mãos dadas, hoje as pessoas não namoram, só ficam. Amanhã? Só no futuro vamos saber. 

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Buy Printable Coupons