segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Paraty : um misto de cultura, turismo e deliciosa culinária

por Carolina Alves - 


Cidade oferece eventos  até o final de ano, 
com  programação que agrada diversos públicos

Em virtude do estresse urbano as famílias vêm optando por lugares tranquilos como Paraty. Está cidade possui entretenimentos diversos como festivais, centro histórico, praias, cachoeiras, gastronomia, ecoturismo, e por último o parque nacional da Serra da Boicana. 

Paraty é o point cultural dos jovens e adultos,cada evento torna a cidade mais popular tanto que durante o ano, esses festivais culturais crescem na cidade. 

Então aqui ficam dicas para quem gosta de viajar e conhecer novos lugares por que não ir para Paraty. 

Eventos Culturais para novembro e dezembro

Novembro
04 a 06 - Festival Internacional de Música Latina
11 a 20 - Festa de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito
Festa dos Santos com missa, procissão, ladainhas e celebrações tradicionais como as figuras do Rei e da Rainha, as Folias e o mastro com as imagens dos santos. 
18 a 20 - XIII Encontro de Cultura Negra
Surgida na Segunda metade do Século XIX, a Comunidade Quilombola Campinho da Independência, originada por três negras ex-escravas, resistiu a toda forma de opressão, escrevendo através dos tempos uma história de luta e organização comunitária que jamais poderá ser apagada. 


Dezembro 
18 - Abertura do Natal
31 - Reveillon 
O fim de ano em Paraty é comemorado com queima de fogos e shows musicais na praia do Ponta.
Mais informações visite o website do evento : www.paratyemfoco.com

Dicas de Pousadas:
A Pousada Flor de Paraty é mais recomendada pelos turistas, pois ela fica localizada cerca de dois minutos do Centro Histórico, ela possui confortáveis quartos para no máximo seis pessoas. E o café da manhã é uma maravilha. Na Pousada Flor de Paraty está incluída reservas para passeios ecológicos.

Para a turma mais jovem, há outra opção mais em conta, o Albergue Geko Hostel freqüentado principalmente por estrangeiros, fica localizada na Praia do Pontal há 200 m do Centro Histórico. Os seus atrativos em questão são as excursões diurnas e atividades noturnas. http://www.gekohostel.com/pt   

Pontos Turisticos 

Centro Histórico
O Centro Histórico de Paraty é cheio de vida, ritmo e a alegria vindo dos artistas de rua, restaurantes coloridos e índios Guaranis que vendem e expõem seus artesanatos. Além disso junta-se turistas de todos os cantos do Brasil e do Mundo, que fazem desse lugar um espetáculo a parte de culturas e povos de diferentes nacionalidades e pensamentos.

Percorrendo o seu centro histórico, poderá encontrar desde aconchegantes restaurantes e apreciar comidas de diferentes paladares ou entrar em um bar onde toca Jazz a noite toda, bebendo uma cerveja ou chopp bem gelado.

Caminho do Ouro 
Estrada construída por escravos entre os séculos XVII e XIX, sobre as trilhas usadas pelos índios guaianazes, para transportar o ouro extraído de Minas Gerais até o porto de Paraty. Parte do calçamento está preservado, em meio à Mata Atlântica do Parque Nacional da Serra da Bocaina. O trecho pode ser feito a pé ou a cavalo. 

Praias
Em Paraty existem mais de 100 praias, cada uma você encontrará paisagens naturais diferentes. Muitas praias são de difíceis acesso, o mais aconselhado é fazer um passeio de Escuna que sai todos os dias do porto de Paraty.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Buy Printable Coupons