terça-feira, 29 de novembro de 2011

A evolução do vídeo game: do Telejogo à geração em 3D

por Márcia Santos

O Telejogo da Philco: gráficos feitos com pauzinhos

Atari, Nintendo, Megadrive e Master System fizeram a alegria de jovens nos anos 80 e 90
                                                                                           
Os jovens talvez pensem que os videogames sempre tenham sido essa coisa maravilhosa e linda com jogos hightec. Quem não foi criança ou adolescente na  década de 80 e nunca jogou  Atari, Nintendo, Megadrive ou Master System e com certeza está pensando que os consoles sempre foram evoluídos como o XBox, Playstation e Wii. Mas nem sempre foram assim… 

Nos últimos ano a evolução dos jogos foi passando quase que despercebida, é tão rápida,  que às vezes temos a impressão de que sempre foi assim. Mas o primeiro vídeo game foi lançado em 1967, o Telejogo, que se comparado aos jogos de hoje nem sei do que poderíamos chamá-lo. Naquele tempo não havia os movimentos do Wii ou do Kinect. Gráficos 3D, então, nem pensar. O controle era formado por dois botões giratórios presos ao console e o jogo consistia  de dois traços, um de cada lado da tela, que subiam ou desciam para rebater uma bola, representada por um quadrado.  

A transformação pela qual o mundo dos games passou desde então é incrível. E não falo apenas de design, mas, de interação com o usuário. A experiência vivenciada nos jogos dos videogames de sétima geração, isso mesmo, já estamos na sétima geração desses jogos, não lembra em nada o que vivemos lá nos primórdios.  

Na tecnologia anterior tínhamos que rezar pra que o jogo não travasse no meio do dia porque estava esquentando muito ou qualquer outro motivo místico que havia naqueles consoles da época que de repente paravam e não tinha mais conversa. Era “resetar” e começar tudo novamente. No tempo dos cartuchos, e isso já era lá na segunda geração, aproximadamente 10 anos após o Telejogo,  o usuário do jogo tinha que passar um pincelzinho pra tirar a poeira, dar aquela soprada com toda força e cuidado pra não sair cuspe porque senão, era game over pro cartucho. Dava aquela batidinha no console, encaixa o cartucho e rezava para funcionar. 

Nessa evolução vieram os aparelhos com diversos jogos incluídos, controles ligados ao console por fios, jogos com mais mobilidade, coloridos, jogos e CDs e milhares de outras novidades. Até chegarmos finalmente, a geração atual de videogame com seus  Xbox 360, Playstation 3 e Nintendo Wii, com gráficos de alta definição e o inovador sensoriamento remoto para movimentos que são projetados em 3D. O Kinect do Xbox 360, por exemplo, se utiliza um conjunto de câmeras para processar as imagens do ambiente — capta os movimentos do jogador e de outros elementos do recinto — e os transporta para dentro do jogo. 

Realmente vendo os videogames de hoje, não dá para acreditar no início dessa história, hoje as pessoas tem a possibilidade de se projetarem dentro dos jogos e experimentarem movimentos e sensações, sem falar na perfeição e detalhamento das imagens.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Buy Printable Coupons