segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Internet: uma nova aliada dos jovens para encontrar um emprego

por Talita Militão - 

Redes Sociais e sites de recursos humanos
abrem espaço para mercado de trabalho

A internet transformou a maneira que as pessoas se relacionam, as negociações comerciais e a forma como a nova geração procura emprego. Cada vez mais sites de relacionamento e de recolocação no mercado de trabalho estão ganhando espaço entre os jovens - que trocaram os anúncios de jornais e a porta da empresa pela internet. 

Recém formado em Gestão de Produção Industrial Geddson Rodrigues optou pelos sites para procurar seu primeiro emprego. Cadastrou-se em vagas alinhadas ao seu perfil profissional e foi pelas redes que conseguiu sua colocação no mercado de trabalho: “Escolhi o uso da internet devido o baixo custo, facilidade e a rapidez que os sites de empregos disponibilizam, comecei a mandar meus currículos e com dois meses de busca fui convocado para entrevista e contratado”.

Já o estudante de administração Rafael Salvador que procurava recolocação no mercado, optou por enviar currículo pela internet, mas sem muito sucesso resolveu tentar a forma tradicional —a porta da empresa, o que lhe garantiu uma vaga de trainee em uma empresa de Gestão de Qualidade: “No meu caso a internet não ajudou, mas quando se procura por emprego o objetivo é a contratação, por isso ainda que a web se mostre o meio mais fácil não podemos limitar nossa busca ou fechar nossas possibilidades”.

Para os profissionais de recrutamento a nova tecnologia ampliou o alcance da comunicação das empresas e surgiu como uma solução de baixo custo para a seleção de colaboradores, além de ajudar o candidato à acompanhar as vagas anunciadas e se munir de informações ao pesquisar os sites e redes sociais das empresas a que estão se candidatando. “A Internet revolucionou o processo de busca por emprego e o próprio processo de recrutamento e seleção” define Elina Pietrani, Consultora de Recursos Humanos na Dedix Gestão Empresarial. Mas ressalta que para ter sucesso ainda é preciso manter seu currículo atualizado, participar de comunidade virtuais estratégicas e ter muito cuidado com o tipo de informações o candidato publica: “Fazer parte de grupos relacionados a sua área profissional, passando sempre uma imagem positiva, redigindo informações e comentários pertinentes e inteligentes”, ressalta a consultora.

Mas para que o processo de procurar emprego na rede não se torne uma dor de cabeça é preciso ter outros cuidados como aconselha Cristiane Prata, coordenadora  do site Vagas Urgentes, página que disponibiliza vagas atualizadas diariamente: “Os candidatos devem tentar se precaver, analisando a idoneidade do site onde as vagas são publicadas e nunca divulgar dados pessoais no currículo que por ventura vá ser divulgado publicamente. Coloque seu e-mail e no máximo um telefone”.

Algumas opções de site gratuitos: vagas.com, infojobs, linkedin e o sites das empresas que disponibilizados através do link “trabalhe conosco”.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Buy Printable Coupons