segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Idosos aproveitam a Academia da Terceira Idade na Praça Xavier de Brito

por Thatiane Dias

Atividades melhoram o condicionamento físico e promovem interação

As academias da terceira idade foram criadas na China há 20 anos. No Brasil teve início  em Londrina, no Paraná, em 2006. Três anos depois, a Prefeitura, em parceria com  a Secretaria Especial de envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida (SESQV) inaugurou a primeira no Rio, em Copacabana. Hoje são 32 ATIs espalhadas por toda a cidade. Na Tijuca a academia fica localizada na Praça Xavier de Brito e mais recentemente na Praça Afonso Pena. 

As ATIs foram criadas para os idosos, como o próprio nome diz, mas toda a comunidade aproveita os benefícios. Assim como João Marcelo de 25 anos, que diz sempre aproveitar os aparelhos para se exercitar: 
“Sempre venho,mas procuro os horários vazios pra não tira a vez dos idosos. Acho que a iniciativa é muito válida. É bom, tanto para a saúde, como para interação entres os mais velhos, eles conhecem outras pessoas, saem de casa um pouco.”  

Na Praça Xavier Brito os equipamentos ficam embaixo das sombras das árvores, que trás um clima muito favorável para a prática diária de exercícios. Aparecida Candida, 55 anos, frequenta diariamente o espaço a partir das 5h30min e diz que esse horário é bem movimentado: 

“Muita gente vem cedo, antes do trabalho, tem momentos que precisamos revesar os aparelhos, porque tem muita gente. Quando está cheio cada um faz 15 minutos para que todos possam usufruir sem se atrasar para o trabalho”.

Ela acha que a quantidade dos aparelhos é boa apenas um, o Esqui, que é um simulador de caminhada, ela acha que deveria ter mais um:

“Esse é bem disputado, porque todo mundo quer fazer caminhada. Quando está cheio a gente se organiza para todos usarem.”.

O que se pretende com as ATIs é a melhoria de saúde da população idosa, envelhecimento saudável para toda a população e com isso a diminuição de gastos com a saúde pública, já que estaria se prevenindo vários tipos de doenças somente com atividades físicas.  E para os frequentadores já é possível ver o objetivo ser atingido como para Carmelita Resventura, 70 anos, que está muito feliz com a ATI:

“Foi uma ideia maravilhosa. Hoje em dia tenho muito mais qualidade de vida. Minha saúde melhorou 100%”. Mas ela reclama do uso feito por crianças:

 “O problema são as crianças, elas não deveriam usar esses aparelhos porque estão em desenvolvimento e também porque elas não têm cuidado com os equipamentos. Acho que deveria ter um cercado igual a da Praça Afonso Pena.”

O projeto prevê  60 novas  academias pela cidade até o final de 2011 e 120 até o final de 2012. No portal da prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, estima-se que seis mil pessoas já utilizam esse serviço e que pretende-se chegar a 80 mil até o final de 2012.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Buy Printable Coupons