segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Candido Mendes reúne publicitários em Aula Inaugural no campus Tijuca

por Amanda Marinho


Rodrigo Medina fala sobre os
trabalhos da publicidade e o Rock in Rio

A Universidade Candido Mendes, campus Tijuca, realizou a tradicional aula inaugural aos seus estudantes de comunicação, no último dia 31 de agosto, tendo como convidados Sergio Passos, representante da Associação Brasileira de Propaganda (ABP)  e Rodrigo Medina, da Artplan - agência organizadora do Rock in Rio.

Passos, ao iniciar a palestra, aproveitou a ocasião para divulgar o concurso que a associação promove aos estudantes de comunicação: Concurso Cultural Universitário - que este ano terá a parceria da Revista Coquetel e será realizado durante o Festival Brasileiro de Publicidade, premiando os melhores trabalhos de publicidade dos estudantes do país. Sergio falou da importância da ABP para o setor publicitário, que é incentivar, promover e defender os interesses dos profissionais da área e enfatizou a importância do Concurso Cultural como forma dos estudantes se aproximarem dos grandes nomes do mercado e enriquecerem seus portifólios:

“Participar do evento é uma forma que vocês terão de relacionamento com nosso mercado, com nomes como Washington Olivetto, Rodrigo Medina e de todas essas pessoas que representam o nosso segmento de negócio com mais expressão. É uma boa oportunidade de poder trocar, poder se vender. É hora de sair da faculdade, da frente do computador e ir para a vida real.
 
O segundo encontro do dia foi com o publicitário Rodrigo Medina que falou sobre a Artplan, os cases da agência e internet, que é uma ferramenta inovadora no mercado publicitário. Rodrigo citou que as pessoas hoje são   “multicanais”, pois não estão usando apenas a televisão como via informativa e que, pelo menos há dez anos, a internet está disputando espaço com a TV, apesar desta ainda ser a maior força em termos de publicidade:

“O mercado mudou com a história da internet, as pessoas são multicanais, estão o tempo todo no i-Phone, smartphone, tablet e as agências precisam entender melhor sobre internet e redes sociais. As agências estão se adaptando, entendendo melhor sobre este assunto, pois nenhuma no mercado domina o conhecimento de internet.

Ao divulgar os cases produzidos pela Artplan, Medina enfatizou a importância das agências executarem campanhas de acordo com as exigências do cliente, principalmente os que exercem uma cultura conservadora, já que optam por não inovar em virtude de possíveis erros. Muitos clientes ainda preferem divulgar seus produtos na mídia tradicional e se recusam a arriscar também na internet.

O publicitário finalizou a palestra, com o assunto mais aguardado pelos alunos presente ao auditório, o Rock in Rio e como é feita a organização. Disse que o evento é conteúdo, ou seja, é muito mais que um simples evento musical, já faz parte da história da cidade do Rio de Janeiro e das pessoas que vivem e acompanham suas edições:

“Há uma equipe de 50 pessoas pensando todo o tempo, criando histórias para que sejam divulgadas na internet, televisão e outros canais”, conclui.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Buy Printable Coupons