segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Tijuca registra aumento no número de assaltos ao comércio

por Daniel Capella - 

No entanto, de acordo com ISP, roubos de carros e pedestres caíram

Números divulgados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP) da Secretaria de Segurança do Estado do Rio de Janeiro informam que a região da Grande Tijuca apresentou aumento no número de assaltos ao comércio em relação ao ano passado. Os últimos dados oficiais mostram que durante junho de 2011 houve 20 casos de roubo a estabelecimentos comerciais, enquanto no mesmo período de 2010 foram registradas apenas 11 ocorrências. Por outro lado, o número de assaltos a veículos e transeuntes sofreu queda durante o mesmo período, de 20 e 56 para cinco e 27, respectivamente. As informações incluem registros ocorridos nos bairros da Praça da Bandeira, Tijuca, Alto da Boa Vista, Maracanã, Vila Isabel, Andaraí e Grajaú. 

Para o Presidente da Associação do Comércio e Indústria da Tijuca (ACIT), Jaime Miranda, esse aumento pode ser um sinal de que traficantes das comunidades onde foram implantadas Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) estariam “migrando” para outros crimes, no entanto ele avalia como positiva a implantação do programa: 

– Nos últimos 30 anos a Tijuca sofreu uma decadência muito grande, incluindo a desvalorização de imóveis, do comércio. Da Rua Uruguai até a Usina há anos que não abria absolutamente nenhum comércio. As casas estavam todas desvalorizadas. Qualquer um pensava duas vezes antes de subir ou descer a São Miguel. E mesmo na Conde de Bonfim você tinha medo. Hoje em dia isso não acontece – disse Jaime Miranda.

O Presidente da ACIT conta também que o efetivo da 19º Delegacia de Polícia e do 6º Batalhão da Polícia Militar na região foi aumentado, graças a um pedido da Associação, mas que ainda não é o suficiente.

– A verdade é que o efetivo da PM e da Polícia Civil não aumentou da maneira que nós gostaríamos que aumentasse – conta. 

Mesmo com as melhorias no bairro, alguns comerciantes ainda se sentem inseguros com o recente aumento dos assaltos a estabelecimentos comerciais, como a atendente de um pet shop na rua Conde de Bonfim que não quis se identificar.

– Aqui na loja eu nunca vi assalto, mas sei de casos por aqui. A gente tem medo que aconteça com a gente também. Perto do fim do expediente ou nos fim de semanas todo mundo fica mais cuidadoso – disse. 

No dia 10 de junho o comerciante Sérgio Sobrinho de Melo, de 62 anos, foi morto com dois tiros ao reagir a um assalto na sua loja de utilidades para o lar, na Rua Conde de Bonfim. Outro homicídio ocorreu no dia 19 de agosto, quando um idoso identificado apenas como Severino foi baleado por dois homens na esquina das ruas Conde de Bonfim com Pareto, após sacar dinheiro em um caixa eletrônico.

Procurados por nossa reportagem, representantes do 6º BPM e a 19º DP não retornaram nossos pedidos de entrevista.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Buy Printable Coupons