segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Escolas de Samba da Região já estão em ritmo acelerado para Carnaval 2012

por Sumaiá Castilho - 


Salgueiro, Vila, Unidos e Império da Tijuca levam para a 
Avenida a região Norte, Angola e até onde a imaginação alcançar

O aquecimento para o próximo Carnaval já começou na Grande Tijuca. As escolas de samba do bairro estão a todo vapor na organização da maior festa do Rio de Janeiro. Entre escolhas de samba-enredo e criação de alegorias e fantasias, as agremiações têm pouco tempo para deixar tudo pronto e fazer bonito na avenida.

A G.R.E.S Unidos de Vila Isabel teve um intervalo de apenas quatro meses esse ano, antes de começar a se preparar para o Carnaval 2012. De acordo com a assessoria da escola, o processo de definição do enredo é de responsabilidade da diretoria da agremiação, que escolhe o melhor tema a ser apresentado no próximo ano. Para 2012, o enredo escolhido foi: “Você samba lá... Que eu sambo cá! O canto livre de Angola.”
            
A G.R.E.S Unidos da Tijuca, escola vice-campeã em 2011,vai levar  para a Avenida em 2012, o enredo “O dia em que toda a realeza desembarcou na avenida para coroar o Rei Luiz do sertão”. A escola inovou esse ano e recebeu composições direto de Pernambuco. Os sambas que vem de lá, terra do Rei do Baião, competiram com os selecionados para a final no Rio. Essa é a primeira vez que uma escola do Rio de Janeiro vai ter na disputa sambas de compositores do estado, apesar do tema já ter sido explorado diversas vezes. Para o próximo Carnaval, a Tijuca promete fazer uma apresentação mais tradicional, contando através de ficção a história do Rei do Baião, sem deixar de lado os traços de modernidade de Paulo Barros, carnavalesco da escola que transformou o jeito de fazer carnaval no Rio de Janeiro, com sua visão inovadora. 

A escola que se orgulha de ser “Nem melhor, nem pior, apenas uma escola diferente”, vai brigar pelo título de campeã do carnaval carioca com o enredo “ Cordel Branco e Encarnado”. A G.R.E.S Acadêmicos do Salgueiro também vai usar a região Norte como cenário nesse carnaval, buscando o resultado de 2009, quando foi campeã com o enredo “Tambor”. 

No grupo de acesso, o bairro é representado pela escola G.R.E.S.E Império da Tijuca, que para 2012 está desenvolvendo o enredo “Utopias – Viagens aos confins da imaginação”. A agremiação tem um diferencial entre todas as outras, inclusive as do grupo especial. É a única que tem a palavra Educativa no nome, e que faz questão de trazer sempre essa questão em seus enredos, desde a sua fundação. 

O último Carnaval foi marcado por um fato muito triste para o mundo do samba. Um incêndio destruiu parte dos barracões da Cidade do Samba, a menos de 30 dias dos desfiles e atingiu o barracão da LIESA e de mais três escolas: Grande Rio, Portela e União da Ilha. Sobre o incidente, a Unidos de Vila Isabel afirma que está trabalhando normalmente, sem maiores preocupações, controlando apenas as caixas de incêndio no barracão.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Buy Printable Coupons