segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Assembléia Legislativa leva direitos a consumidores e portadores de deficiência na Tijuca

por André Nunes - 






Importante centro comercial e de entretenimento da Tijuca, a Praça Saens Peña é constantemente palco de inúmeras atividades e serviços para a população. Entre estes estão os ônibus das comissões da Pessoa com Deficiência e de Defesa do Consumidor da Assembléia Legislativa do Rio (Alerj), que buscam levar a população de todo o estado o conhecimento de seus direitos.

O ônibus da Comissão de Defesa do Consumidor, presidida pela deputada Cidinha Campos (PDT), é um serviço móvel que presta serviços diretos à população fluminense. O cidadão pode fazer sua queixa - contra empresas e serviços - que não ficará sem resposta. Uma equipe de advogados e conciliadores da Comissão busca a solução do problema, seja por meio de acordos amigáveis ou pela via judicial. Os casos que não puderem ser resolvidos no local, através do ônibus, serão enviados on-line para a sede da comissão, no Edifício Leonel de Moura Brizola, na Rua da Alfândega, 8, Centro. Os interessados em entrar em contato com a comissão para tirar dúvidas ou fazer reclamações de serviços e produtos podem também fazê-lo através do atendimento telefônico, o Disque Defesa do Consumidor (0800 282 7060). 

No primeiro quadrimestre de 2011, a concessionária de telefonia Oi foi a empresa campeã de queixas registradas pela Comissão, com 544 denúncias, sendo a empresa que, sozinha, teve mais reclamações entre as 7.631 anotadas. Seguindo os anos anteriores, o ônibus do consumidor foi o principal instrumento utilizado pela população, com três mil atendimentos. “A comissão leva o seu serviço aos que não têm condições de vir ao Centro da cidade. Semanalmente, vamos a vários bairros de diferentes municípios para ouvir as queixas do consumidor e esclarecer questões sobre os seus direitos”, afirmou a deputada Cidinha Campos, dizendo que o serviço móvel é um grande aliado do cidadão e consumidor fluminense. 

O ônibus de atendimento da Comissão da Pessoa com Deficiência é outro serviço levado a população tijucana pela Assembléia. A comissão, presidida pelo deputado Márcio Pacheco (PSC), tem o propósito de prestar um serviço social aos portadores de deficiência. O ônibus oferece uma estrutura completa para atender às pessoas portadoras de deficiência. O veículo possui rampas de acesso, banheiro totalmente adaptado, intérpretes da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), para atendimento aos portadores de deficiência auditiva, e exibe vídeos informativos. Além de prestar atendimento jurídico e social, os funcionários distribuem cartilhas que apresentam os mais recorrentes problemas de acessibilidade e suas possíveis soluções. Os demais serviços prestados pela comissão estão disponíveis através do telefone 0800 285 5005.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Buy Printable Coupons